Economia e mais produtividade com os novos inversores Rockwell

inversores

Lançamento na Automation Fair® 2016, a linha PowerFlex 755T, com nova tecnologia, oferece redução de harmônicas, regeneração e modularidade.

A nova geração de inversores da Rockwell tem como principal diferencial a redução dos custos com energia e o aumento da disponibilidade das máquinas com funcionamento em aplicações de alta eficiência. Eles proporcionam redução de harmônicas, regeneração e configurações do sistema de barramento comum em CC.

“Para nossos clientes, é importante investir na tecnologia de inversores, pois isso vai ao encontro do desejo de manter a aplicação funcionando o máximo de tempo possível. Os inversores PowerFlex 755T foram projetados para oferecer economia desde a instalação até a operação, e manutenção com funcionalidades avançadas, que permitem otimizar o uso de seus ativos”, afirmou Brad Arenz, gerente de produto da Rockwell Automation.


Este lançamento marca a apresentação da tecnologia TotalFORCE, da Rockwell Automation. Trata-se de uma nova tecnologia de inversores que oferece um melhor controle dos motores por meio do controle preciso e adaptável de velocidade, torque e posição dos motores elétricos.

A tecnologia TotalFORCE incorpora várias funcionalidades patenteadas, projetadas para ajudar a otimizar o sistema do usuário e manter a produtividade.

 

O portfólio ampliado de inversores agora inclui:

 

  • O inversor de baixa harmônica: PowerFlex 755TL.

  • O inversor regenerativo: PowerFlex 755TR.

  • O sistema de inversores de barramento comum em CC: PowerFlex 755TM.

Todos estão em conformidade com a especificação IEEE 519 e oferecem vantagens adicionais de inversores de primeira linha, facilidade de diagnóstico e manutenção, além de partida e instalação simplificadas.

755TL

PowerFlex 755TL

Utiliza tecnologia AFE (entrada ativa) e um filtro de harmônicas interno para reduzir a distorção harmônica.
Está disponível de 250 a 1800Hp (160 a 1250 kW).

755TR

PowerFlex 755TR

Ao oferecer uma potência de 250 a 3000 Hp (160 a 2300 kW), este inversor inclui soluções de redução de harmônicas e regeneração. O inversor ajuda a reduzir o consumo e os custos com energia, ao devolver a energia à rede de alimentação, o que resulta em uma solução mais eficiente em termos de energia.

755TM

Sistema de inversores PowerFlex 755TM

 

Permite que os usuários desenvolvam o sistema que melhor se adapta às suas necessidades de regeneração e coordenação de múltiplos motores em configurações de barramento comum em CC. Para otimizar os requisitos do sistema e atender às necessidades de consumo de energia, os usuários podem escolher a partir de uma série de módulos pré-projetados, com uma faixa de potência de 250 a 3000 Hp (160 a 2300 kW).

 

Conceito inovador

As três soluções de inversores possuem diagnósticos avançados e preditivos para calcular e notificar a vida útil restante dos componentes do inversor, como ventiladores, contatos dos relés, semicondutores de potência e capacitores. Os usuários podem monitorar ativamente parâmetros, como a temperatura e o tempo de funcionamento do inversor e do motor para permitir uma ação preventiva, caso seja necessário.

 

O segredo para simplificar a instalação e a manutenção é um projeto que permita a remoção completa do módulo do gabinete. Isso cria um amplo espaço para a instalação da fiação e permite que o cabeamento da alimentação permaneça conectada enquanto o módulo é removido.

A instalação e a manutenção podem ser ainda mais simplificadas com um carrinho de extração, que permite que uma pessoa insira ou remova facilmente um módulo sem precisar utilizar uma rampa ou grua.

Os inversores podem ser completamente configurados através do software Studio 5000, da Rockwell Automation, como parte da experiência de Premier Integration, ao trabalhar com controladores Logix. Isso ajuda a reduzir o tempo de programação, simplificar a partida e aprimorar os diagnósticos.

 

Pedro Rodrigues

Autor: Pedro Rodrigues, Especialista em Inversores de frequência, 18 de julho de 2017

Referências: AutomationToday, América Latina - Fevereiro/2017, Ano 18, N.º 48

Inspirado por: AutomationToday, N.º 48

Palavras-chave: PowerFlex, Rockwell Automation, Inversor de frequência, 755T, Drives